sigilo

Cuidados a Serem Tomados ao Contratar um Detetive

Quando lhe ocorrer uma situação em que precisar da ação de um profissional nesta área, tome cuidado ao contratá-lo.

Esse cuidado se faz necessário também ao contratar um marceneiro, um fotógrafo e outros prestadores de serviços, para não ser mais uma vítima de estelionatários.

No campo da investigação ainda se torna mais grave a falta de critérios, já que existem elementos que figuram na mídia como detetives, mas na verdade são bandidos que além do crime acima citado, cometem também outro crime: a chantagem.

Possuem lábia perfeita, mentem quando o assunto é o seu escritório ou a sua residência e estão a promover constantemente alterações de pseudônimos e telefones. Esses elementos acabam ficando impunes, pois o mesmo sigilo que tanto precisa o(a) contratante acaba protegendo a eles também.

Evite passar muitas informações por telefone se você não sabe quem é o seu interlocutor. Ao invés de se encontrar em local previamente ajustado, vá ao escritório dele. Assim poderá avaliá-lo melhor.

Questione sobre as suas experiências, sobre a sua tecnologia. Exija documentação que prove a sua constituição como empresa ou autônomo; não basta só a carteira de identificação profissional. Só faça pagamento antecipado mediante contrato de serviço com cláusulas transparentes.

Ao procurar promoções nesse setor, você também estará se expondo às incertezas.

Além dos bandidos disfarçados, existe outra subcategoria que nunca fora profissional. São pessoas sem talentos que entraram no ramo apenas buscando a sobrevivência e promovem sucessivos desastres pelas condutas desprovidas de qualidades essenciais, como a competência e o sigiloso, que são naturais ao detetive nato. Estes e os acima mencionados são os campeões em preços baixos. Sabem, como ninguém, qual é a isca perfeita para atrair as multidões.

Ao procurar um detetive, leve em conta o preço do trabalho, mas questione, acima de qualquer coisa, a qualidade e seriedade do profissional. Se você desejar fazer uma cirurgia plástica para realçar a sua beleza ou rejuvenescer-se, procurar-se-ia o mais barato, sem levar em conta a tecnologia, a experiência, a responsabilidade e outras qualidades do cirurgião? Se a sua resposta for "sim", significa que você não é responsável consigo mesmo(a).

Esta página é a maior deste site por uma questão de conscientização. Quem é verdadeiro e sincero não pode concordar jamais com as coisas erradas, e essa é a postura de muitos outros profissionais sérios e capazes que também se sentem perturbados diante da crescente proliferação em nosso meio.

A cada ano cresce o número de pessoas prejudicadas nesse segmento de serviços. Alguns desses clientes nos apresentaram relatórios, desconfiados do seu conteúdo. Ao desenvolver o trabalho, até nós, profissionais acostumados a descobrir falcatruas, ficamos surpresos com as falsas informações.

Num desses casos, uma empresa havia contratado um tal detetive que figura pesadamente na mídia, para averiguar a conduta de um ex-funcionário, demitido por práticas de espionagem contra a própria empresa em que trabalhava. Os diretores suspeitavam que o espião poderia estar numa empresa concorrente e mantinha relacionamento com outros funcionários dele, os quais poderiam estar colaborando, permanecendo assim as suas antigas atividades internas, apesar dos esforços da Contratante de inibir a espionagem que empurrava a empresa à falência. No relatório do tal detetive constava "que o investigado trabalhava na cidade de Caieiras e que as suspeitas do contratante eram infundadas".

Inicialmente já descobrimos que não existia filial nem mesmo terceirização desta naquela cidade. O nosso relatório trouxe informações comprometedoras, provando que o cidadão trabalhava numa empresa concorrente, na mesma cidade da outra e que havia relação constante com um ex-subordinado dele, registrando, entre outras ações, a entrega de um pen-drive, numa padaria próxima à empresa contratante.

A sua vivacidade terá tudo a ver com o próprio sucesso no esclarecimento desejado. Não obstante os prejuízos, um trabalho incompetente aumentará as suas aflições e acarretará outros contratempos. Procure um preço justo, sem abrir mão da certeza da qualidade, honestidade e transparência do detetive que cuidará do seu caso.

Atenciosamente,

Detetive Maurício Barbosa

© O Casal perfeito 2010 - Todos os direitos reservados